Cinco anos depois de ser derrotado pelo Flamengo e terminar com o vice-campeonato da Copa do Brasil, o Vasco volta a brigar efetivamente pelo título da competição. Eliminado na semifinal em 2008 e 2009, a equipe superou esta crucial fase com vitória por 2 a 0 sobre o Avaí na noite desta quarta-feira, na Ressacada, em Florianópolis, se garantindo como finalista da edição 2011 e candidato à disputa da Copa Libertadores 2012.
O adversário da final será o Coritiba, grande destaque brasileiro no primeiro semestre e que eliminou o Ceará na outra semifinal, nesta quarta-feira. O primeiro jogo será disputado na próxima quarta-feira, com mando de campo a ser definido por sorteio na CBF. Ambos os times nunca conseguiram um título de Copa do Brasil. O Vasco não ergue uma taça de primeira divisão desde 2003, quando foi campeão carioca – em 2009, conquistou a Série B do Brasileiro.
O time manteve sua característica de jogar melhor fora de casa na Copa do Brasil. Em São Januário, na última quarta-feira, arrancou empate por 1 a 1 nos acréscimos, com gol de pênalti. Desta vez, a vantagem do empate sem gols era do Avaí. Mas o time se impôs, dominou, e venceu com um gol contra de Revson em cruzamento de Felipe e outro de Diego Souza, aproveitando contra-ataque.
CORITIBA
A vitória por 1 a 0 sobre o Ceará nesta quarta-feira representou ao Coritiba não "apenas" a classificação à final da Copa do Brasil. Além de cumprir um objetivo traçado pelo técnico Marcelo Oliveira na pré-temporada, a classificação do time paranaense representa o fim de um jejum de 26 anos do clube.
Com a vitória sobre o Ceará nesta quarta-feira e a classificação para a enfrentar o Vasco na decisão da Copa do Brasil, o Coritiba volta a disputar um título nacional após 26 anos – o último havia sido o Campeonato Brasileiro de 1985. "Fizemos história", desabafou Jonas.
"Tínhamos dois objetivos traçados desde a pré-temporada. Primeiro era o título do Paranaense e depois levar o Coritiba a uma final que nunca havia chegado", disse o lateral Jonas, que ficou irritado após as críticas que o Coritiba recebeu ao perder no final de semana em casa para o Atlético-GO, na estreia do Campeonato Brasileiro. "Não temos que provar para ninguém. Calamos a boca de quem estava falando e chegamos à final para dar de presente para essa torcida", acrescentou.
O volante Leandro Donizete, por sua vez, lembrou que é impossível vencer todas as partidas e que todos os tropeços vieram em momentos que não representavam perigo na caminhada coxa-branca. "Não vamos não ganhar todos os jogos não, mas o mais importante é que estamos sabendo perder na hora certa", avaliou.
Já o zagueiro Demerson destacou a dificuldade enfrentada diante do Ceará. O defensor agora quer o foco no Campeonato Brasileiro antes de pensar no Vasco. "Foi um jogo complicado, difícil, mas mostramos que estamos fortes. Conseguimos essa vaga inédita na final. Agora vamos focar no Brasileiro e, depois, temos uma guerra na final", concluiu.