RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Entenda como funciona o "modo anônimo" do seu navegador

Recurso é é indicado para quem usa computadores compartilhados, como em local de trabalho, bibliotecas e escolas

Por Redação
30/06/2021 • 08h49
Compartilhar

Os principais navegadores do mercado têm um modo especial de acesso à internet, em que você tecnicamente fica "invisível" a alguns rastreadores de dados.

No Google Chrome, esse recurso é chamado de navegação privada ou "modo anônimo" e pode ser acessado facilmente, permitindo uma camada de privacidade adicional ao usuário.

Porém, antes de sair utilizando essa função, é importante entender exatamente o que ela faz, que tipo de informações ela esconde e, principalmente, quais são os dados que continuam expostos mesmo quando essa ferramenta está sendo usada.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona o modo Anônimo?

O modo Anônimo do Google Chrome é uma forma de acessar sites na internet sem deixar todas as pistas normalmente expostas ao longo de uma conexão. Isso significa que ele garante um certo nível adicional de privacidade, abrindo uma janela separada no browser para que você acesse sites e serviços.

Esse recurso é principalmente usado por quem está em um computador que não é o seu, como o dispositivo de outra pessoa ou uma máquina em um local de acesso por vários usuários.

Além disso, ele pode ser útil caso você queira ver páginas sem a interferência de anúncios personalizados, por exemplo. Muitos usuários também aproveitam o modo para visitar sites sem deixar a informação no histórico de navegação.

Como ativar o modo anônimo no Chrome?

Pelo PC, há duas formas de ligar a navegação privada: pelo atalho Ctrl+Shift+N do teclado ou no menu do próprio programa, logo abaixo da opção de abrir uma aba convencional. Até mesmo um atalho na Área de Trabalho pode ser configurado.

Nos smartphones, você também precisa acessar as configurações do navegador e acessar a opção "Nova guia anônima". A cor escura diferencia as janelas privadas das convencionais.

Porém, vale lembrar que essa forma de navegação não é uma espécie de disfarce perfeito, com o usuário navegando de forma totalmente invisível, sem deixar rastros para nenhuma empresa do que foi visualizado. Para esses casos, existem alternativas mais garantidas, como navegadores voltados para privacidade ou a utilização de redes privadas virtuais (VPNs).

O que ele esconde?

O modo anônimo do Google Chrome não registra os seguintes dados nas abas que são abertas dentro de uma janela privada:

  • histórico de navegação;
  • login feito em páginas ou redes sociais;
  • coleta de cookies e dados de sites acessados;
  • informações inseridas em formulários ou cadastros de páginas;
  • permissões concedidas a sites visitados.

Todos esses detalhes são apagados no momento em que você fecha a janela anônima, encerrando em definitivo a sessão.

O que o Chrome exibe mesmo assim?

Por outro lado, a própria Google traz uma lista de funções que o modo Anônimo do navegador não é capaz de fazer, ou seja, brechas que não tornam esse modo totalmente anônimo, como o nome supõe. A empresa até mesmo já se envolveu em problemas judiciais por não restringir o acesso também a essas informações.

A principal limitação é que o modo Anônimo do Chrome não torna a sua atividade invisível para os próprios sites que você visita, além de quem tem informações sobre a sua rede, isto é, um eventual empregador, a escola na qual o computador se encontra ou o provedor de internet.

O seu endereço de IP também permanece rastreável, permitindo a identificação da região em que você se encontra. Ao fazer o login em serviços web, como redes sociais, a atividade também é normalmente registrada.

Além disso, duas funções do navegador continuam funcionando normalmente: o gerenciador de downloads e os Favoritos. Arquivos baixados continuam na sua pasta "Downloads" do computador e na lista de elementos transferidos. Além disso, páginas adicionadas à barra ou lista de favoritos permanecem expostas no Chrome mesmo depois de fechar a aba anônima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias