Três Lagoas corre risco de uma epidemia de dengue. O alerta foi feito por agentes de endemias que realizaram uma operação de combate a focos do mosquito no bairro Vila Piloto. Na ação, eles encontraram larvas do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da doença). Com o período das chuvas, aumenta a preocupação. Só em janeiro de 2011 já foram detectadas quatro áreas de risco na cidade: Lapa, Vila Nova, Santos Dumont, além da Vila Piloto.
“Nós temos 17 casos em que estamos aguardando confirmação ou descarte laboratorial. O índice de infestação em Três Lagoas está muito alto, principalmente nestes bairros", disse o instrutor de saúde, Fernando Garcia. Com isso, a secretaria de Saúde bloqueou as áreas onde moram os suspeitos de terem pegado a dengue. Esta é uma prática adotada para evitar a epidemia da doença.
Os agentes de endemias visitam diariamente os bairros, de casa em casa, fiscalizando quintais e instruindo moradores dos perigos da dengue. Mesmo parecendo limpos, alguns locais escondem as larvas do Aedes Aegypti,. É o caso da residência de Maria Aparecida Rodrigues, moradora da Vila Piloto. Cacos de vidro colocados sobre o muro se transformaram em vários criadouros.
“Esse tipo de proteção acumula água. É um depósito apropriado para a proliferação do mosquito da dengue”, explicou o agente de endemia, Valdir Camargo. Maria Aparecida ficou impressionada. “Eu não tinha reparado (nas larvas).Vou tampar com cimento para não deixar mais acontecer isso”, frisou a dona de casa.