Mesmo antes de os oito fiscais de trânsito serem nomeados o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, já adiantou que o número não será o suficiente para atender a demanda do trânsito três-lagoense. Ele acredita que esses agentes poderão até contribuir com a fiscalização, porém, para dar conta de atender a todos os pontos movimentados da cidade seriam necessários pelo menos 20 desses profissionais. “O trânsito está ficando cada vez mais movimentado. A cidade cresce em um ritmo acelerado. Precisamos acompanhar esse desenvolvimento”, disse.
Os agentes de trânsito aguardam ser chamados desde 2009, quando prestaram o concurso público. Já se passaram quase três anos e ainda não existe uma data definida de quando eles serão nomeados. A causa da demora seria uma ação judicial. Um dos reprovados teria entrado na Justiça para rever os resultados do concurso. Mas, Silveira não confirmou a informação. Ele disse que cabe a Secretaria Municipal de Administração responder a pergunta. “Ainda não fui comunicado sobre o andamento desse processo. Só sei que estou precisando desse reforço”, ressaltou destacando que a expectativa é que eles sejam nomeados pelo menos até março deste ano.
A reportagem do Jornal do Povo tentou falar sobre o assunto com o secretário da administração, Odair Biassi, porém ele não foi encontrado.
ESTRATÉGIAS
Mesmo com o número reduzido de agentes o diretor do Departamento de Trânsito faz planos. Ele pretende, nos horários de picos, intensificar as ações na área central da cidade e nos horários inversos vai encaminhar os fiscais para as principais ruas e avenidas da cidade. “Vamos dar uma atenção aos estacionamentos em lugares proibidos, avanços de sinal, entre outros”, comentou. “Os agentes poderão contribuir com a Polícia Militar [PM] do município que já vem desenvolvendo ações para o trânsito”, completou.