Os deputados estaduais diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assumem hoje seus cargos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A sessão para posse acontece às 9 horas, no plenário da Assembléia. Após a cerimônia acontecerá a eleição da nova Mesa Diretora do legislativo estadual.
Ao todo, 24 deputados estaduais serão empossados, sendo 14 reeleitos e dez estreantes. O deputado estadual diplomado Eduardo Rocha (PMDB) é o único representante de Três Lagoas na Assembleia. O três-lagoense Eduardo Rocha, marido da vice-governadora Simone Tebet (PMDB), assume pela primeira vez uma vaga no legislativo estadual, com o compromisso de continuar trabalhando pelo Município. “Sempre atuei nos bastidores da política de Três Lagoas e do Estado, agora tenho a oportunidade como deputado de fazer ainda mais por minha cidade”, disse o deputado.
Rocha foi eleito com 25.428 votos, tendo recebido 12.267 somente em Três Lagoas. Ele afirmou estar entusiasmado para a posse. “Fica uma expectativa, mas estou muito feliz em assumir o cargo de deputado, pois sei que, com o apoio da Simone e do André poderei colocar em práticas minhas propostas de campanha”, destacou.
Formado em economia pela Faculdade de Andradina, Eduardo Rocha, além de pecuarista, foi presidente do PMDB de Três Lagoas por dois mandatos. Na assembléia, Eduardo assume o primeiro mandato como líder do PMDB.
ESTREANTES
Os demais estreantes como deputado estadual são: George Takmoto (PSL), cabo Almi (PT), Marcio Monteiro (PSDB), Luiz Felipe Orro (PDT), Mara Caseiro (PT do B), Lauro Sérgio Davi (PSB), e Alcides Bernal (PP).
Apenas duas mulheres representarão a classe feminina no legislativo estadual. Estreando no cargo de deputada, Mara Caseiro, representando a cidade de Eldorado, região Sul do Estado, foi eleita com 19.888 votos.
Mara Caseiro estreou na carreira política em 1996, quando foi eleita vereadora no município de Eldorado. Em 2000 assumiu o comando da prefeitura, sendo reeleita em 2004, permanecendo no cargo de prefeita até 2008. No segundo mandato, enfrentou um câncer, mas após o tratamento de quimioterapia venceu a doença.
Outra mulher a ocupar uma vaga na Assembléia Legislativa será Dione Hashioka (PMDB), que foi reeleita.
CAMPEAO DE VOTOS
Campeão de votos nas eleições de 2010, Marquinhos Trad (PMDB) foi reeleito deputado estadual com 56.097 votos. Marquinhos é de família tradicional na política de Mato Grosso do Sul. Filho do ex-deputado federal Nelson Trad (PMDB), e irmão do ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados) de MS, Fábio Trad, que estréia na Câmara Federal neste ano, Marquinhos, além de advogado é professor da UCDB, e titular dos cursos de pós-graduação da Unaes e Uniderp.