
A Lagoa Maior, cartão postal de Três Lagoas, pode sumir por causa do assoreamento a que esta submetida. A cada cinco anos, o assoreamento avança 30 metros e está diminuindo o diâmetro da lagoa.A denúncia é do ambientalista Manoel Pimenta de Queiroz Neto, que mora há 17 anos na orla da lagoa.
Segundo o técnico em Meio Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente não está fazendo o manejo correto. “Não sei se é má vontade, não trabalha, não querem, em seis anos não foram capazes de monitorar o sistema para fazer um plano de manejo para salvar a lagoa do assoreamento”.
A Lagoa Maior está abandonada, se continuar assim, em 30 anos não teremos mais o nosso cartão postal, afirmou Manoel Pimenta.
“Estamos em época de chuva, as pessoas quase não notam que o espelho d’água está diminuindo. São notórios os 30 metros de assoreamento, aqui onde estou era para ter água”, afirmou Pimenta.
Assoreamento é a obstrução, por sedimentos, areia, detritos ou poluição, de rios, mares e lagoas. O assoreamento não seca um rio, mas pode mudar o seu curso e pode acabar com as lagoas.
Leia a matéria completa na edição impressa do JPTL