O vereador Antonio Luiz Empke Junior, Tonhão (PPS) disse ontem que vai propor que a primeira sessão da Câmara Municipal seja realizada no período noturno. Ele justifica que a sessão que marca o fim do recesso legislativo está marcada para o dia 1º de fevereiro, dia da posse dos deputados estaduais, federais e senadores. Tonhão adiantou que pretende participar da posse na Assembléia Legislativa em Campo Grande e por esse motivo vai sugerir que os vereadores se reúnam às 19 horas.
O vereador também aproveitou para comentar a mudança do horário das sessões que atualmente acontecem todas as terças-feiras, às 9 horas, mas existe a proposta de retornar para o período noturno. “Algumas lideranças comunitárias acreditam que as sessões no período noturno facilitariam uma maior participação popular, por isso, estamos repensando”, disse o vereador.
Por outro lado, ele comentou a possibilidade da realização de duas reuniões por semana. “É possível que tenhamos duas reuniões semanais devido ao grande volume de matérias que tramitam na Câmara”, anunciou Tonhão, ressaltando que os vereadores teriam mais tempo para expor suas idéias e prestar contas de suas atividades. Ele afirmou que a mudança do horário divide as opiniões, uma vez que no período da manhã, a cobertura da imprensa tem maior repercussão.
DEMISSÕES
A respeito das exonerações de assessores feitas pelo novo presidente Jurandir da Cunha Viana, Nuna (PMDB), o vereador Tonhão disse que é uma particularidade do presidente. “Esses cargos são de confiança do presidente da Câmara e ele pode trocá-los. É uma prerrogativa dele”, disse o vereador.
O presidente Nuna não foi encontrado pela reportagem para comentar as exonerações.