Iniciada no dia 28 de fevereiro, a “Operação Cidade Limpa” já recolheu 4.421 caminhões de lixo das residências e vias públicas de Três Lagoas. Foram recolhidos 1.300 pneus, 1.200 sofás, além de galhadas e restos de materiais da construção civil. Isso tudo equivale, segundo o diretor do Departamento de Obras e Serviços (DOS), Agamenon Alves de Oliveira, a quase 30 mil toneladas de lixo recolhido desde o início dos trabalhos.
Segundo o diretor, a “Operação Cidade Limpa” deve se encerrar dentro de 20 dias. Atualmente, os serviços de limpeza estão sendo realizados na região do bairro Vila Alegre, último setor a receber os serviços. Entretanto, Agamenon informou que a operação voltará para o setor I, região do Santa Luzia, para terminar o trabalho de roçada dos terrenos baldios.
Desde o início, o diretor do DOS disse que a “Operação Cidade Limpa” já percorreu praticamente todos os bairros de Três Lagoas, inclusive o Distrito de Arapuá. Neste período, foram utilizados 10 caminhões basculantes e oito de cargas secas, para retiradas de galhos; duas pás-carregadeiras e duas motoniveladoras, além de 15 roçadeiras e 40 caçambas.
O trabalho da “Operação Cidade Limpa” consistiu na limpeza dos terrenos baldios, no patrolamento das ruas de terra, no serviço de tapa-buracos no asfalto, assim como o recolhimento de galhadas, entulhos, sofás e pneus, entre outros, menos o doméstico. A administração municipal fez um investimento de R$ 850 mil na operação.
Para Oliveira, tudo o que foi realizado durante a “Operação Cidade Limpa” foi satisfatório. “Acabamos com o matagal da cidade, as ruas estão em boas condições de tráfego. Acredito que foi um bom trabalho”, comentou, ressaltando que durante todas as edições da operação, este foi o ano em que se mais recolheu lixo.
Para manter a cidade limpa, Agamenon pede a colaboração da população. “Peço que as pessoas não joguem lixo nas ruas, mantenham seus terrenos limpos, roçados, pois assim teremos uma cidade limpa e agradável”, frisou.