A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária inicia nesta segunda-feira (5), no município de Três Lagoas as atividades da segunda turma do curso Nacional de Polícia Comunitária. O município é o primeiro do interior do estado a receber a capacitação, que segue até a próxima sexta-feira (9).
Ao todo, são 40h/a com grade curricular ampla que contemplam as seguintes disciplinas: Direitos Humanos; Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade; Mobilização Social e Estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS); Gestão pela Qualidade na Segurança Pública e Relações Interpessoais, e trocas de experiências de policiamento comunitário.
Os sessenta e cinco participantes da capacitação são integrantes da Segurança Pública e representantes da sociedade civil, sobretudo lideranças comunitárias. De acordo com o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, tenente coronel Carlos Santana Carneiro, o objetivo do curso é promover integração entre a comunidade e os órgãos estaduais, na busca de soluções preventivas para a criminalidade nas comunidades.
As atividades do curso acontecem durante toda a semana, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h na Câmara Municial de Três Lagoas, localizada na rua Sunão Miura, nº 71, bairro Santos Dumont.
Conforme o calendário anual da Coordenadoria, em todo Estado no decorrer de 2010 serão formadas dez turmas de promotores, com cerca de 50 participantes cada. Serão sete turmas no interior e três em Campo Grande. O próximo município a receber a capacitação será Bonito, de 26 a 30 de abril.