Preocupados com a situação de caos que se instalou no Japão depois do terremoto e do tsunami, que atingiram o país oriental na madrugada do último dia 14, membros da Associação Nipo-brasileira de Campo Grande mobilizam a comunidade e a população da Capital a colaborar com uma campanha que pretende arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas.
O presidente da associação Bernardo Tibana explica que não é possível o envio de alimentos, remédios, roupas e outros, por causa da dificuldade no transporte. A unida ajuda possível neste momento, segundo ele, é dinheiro.
Trata-se de uma mobilização que está sendo feita a nível nacional por uma entidade chamada Bunkyo, que congrega todas as associações nipo-brasileiras no País. “A Associação é como se fosse uma filial. Foram disponibilizadas duas contas. A verba será revertida para a compra de produtos lá no Japão”, explica Tibana.
Um telão foi colocado em uma das salas e a conversa, feita por meio de webcam, era transmitida em tempo real a todos os participantes.
A campanha será "lançada" oficialmente em Campo Grande após uma missa que será celebrada na próxima sexta-feira, ás 18h30, na paróquia São Judas Tadeu em memória dos mortos na tragédia.
"Vamos aproveitar para mibilizar mais pessoas", diz Tibana.