O major Leandro Mota de Arruda assumiu o comando do 5º Grupamento de Bombeiros de Três Lagoas (5º GB), na tarde de ontem. A solenidade foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros com a participação de autoridades da Polícia Militar, Prefeitura, Câmara, entre outros.
Três Lagoas
Corpo de Bombeiros realiza troca de comando
O major Leandro Mota de Arruda assumiu o comando da tropa, na tarde de quinta-feira
Segundo o comandante Arruda, assumir esse cargo é um sonho, uma vez que, entre os anos de 2001 e 2003, ele esteve em Três Lagoas e quando foi embora para a capital para comandar o 1º Grupamento de Campo Grande falou aos colegas de trabalho três-lagoenses que esperava voltar, mas, para comandar o 5º GB. “Hoje, estou realizando este sonho”, frisou. Arruda disse também que na sua gestão pretende dar continuidade aos projetos já existentes em Três Lagoas. Entretanto, ele tem interesse de ampliar o trabalho social “Bombeiros do Amanhã” para ações voltadas à família dos 70 meninos beneficiados pelo programa. “Às vezes, um garoto vai mal na escola porque está com problemas familiares. Pretendo sanar essa lacuna, visando ao cidadão do futuro”, disse.
Prevenção é outra área que o comandante deseja priorizar. Segundo ele, não adianta realizar palestras de conscientização somente com adultos sobre a conduta do motorista no trânsito ou quanto à responsabilidade do ser humano em acidentes envolvendo queimadas. “O ideal é realizar um trabalho de base com crianças, nas escolas e nas creches. Assim, elas crescerão conscientizadas”, pontuou Arruda.
Para o coronel Wilson Ricardo Miguel, comandante de Bombeiros do Interior, essa troca de comando nas corporações da polícia é comum. Na visão do coronel, o 5º GB de Três Lagoas vem crescendo junto com a cidade. “Neste ano, a corporação adquiriu equipamentos que vieram para somar na qualidade do trabalho desenvolvido pelo grupo”.
Na avaliação do tenente-coronel Luiz Antônio de Melo, ex-comandante do 5º GB, ele deixa o cargo com o sentimento de que conquistou objetivos, mas que ainda há outros a serem superados. Porém, o que o deixa mais honrado é lutar pela vida daqueles que pedem socorro. No entanto, se a população de Três Lagoas confia no trabalho dos bombeiros, a honraria é dos policiais que amam a farda e que tem comprometimento com o trabalho prestado. “Acredito que fiz o meu melhor”, disse.