No último sábado (25) autoridades e pais de alunos prestigiaram a festa em comemoração aos três anos de atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE) “Coração de Mãe”.
Três Lagoas
CRASE comemora três anos de atendimentos em Três Lagoas
Logo na entrada, painéis contavam um pouquinho da história do local através de uma exposição fotográfica. Professores e alunos também prepararam várias apresentações realizadas nas quadras poliesportivas do CRASE, entre elas, a participação da Banda Marcial Cristo Redentor e o Grupo de Palhetas, ambos mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, por meio do Projeto Cristo Redentor.
A coordenadora do CRASE Coração de Mãe, Nilce Figueiredo recepcionou os convidados e destacou o trabalho realizado em prol das crianças e adolescentes. “Hoje é dia de festa e agradecimentos a Deus, aos pais que confiam no nosso trabalho e a nossa vice-governadora que, enquanto prefeita de Três Lagoas, sentiu a necessidade de acolher nossas crianças e idealizou esse projeto. Agradeço também a Administração Municipal que deu continuidade a esse trabalho por meio de parcerias com as secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e aos nossos educadores que estão aqui todos os dias”, agradeceu.
A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino falou da alegria em comemorar mais um aniversário do projeto social. “Aqui tem tudo o que há de melhor e este benefício é muito grande. As crianças gostam de estar aqui e os educadores trabalham com um brilho no olhar. Isso tudo porque coração de mãe é assim, é um lugar onde só cabe o amor”, destacou Lúcia Firmino.
Em sua fala, a vice-governadora Simone Tebet, idealizadora do projeto, contou como surgiu a ideia de se construir o local. “Há oito anos isso tudo era um terreno e não tinha nada. Ao ouvir as reivindicações de mães que moravam aqui na região e me pediam que seus filhos não fossem para o mundo da marginalidade e das drogas, eu sonhei com esse projeto. Foi o sonho mais bonito da minha vida, pois aqui a vida dessas crianças é transformada, serão jovens responsáveis e saberão dizer não às drogas”, disse Simone.
A festa em comemoração aos três anos do CRASE “Coração de Mãe” contou ainda com a presença dos secretários municipais Mário Grespan (Educação e Cultura), Eliane Brilhante (Saúde), do diretor de Esportes e Lazer, Ricardo Roriz, representando o secretário Sávio Bernardes, demais diretores e servidores municipais e coordenadores dos programas sociais e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
Em 2011, o CRASE “Coração de Mãe” assistiu aproximadamente 1.500 alunos, na faixa etária de 9 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social no âmbito esportivo, educacional e da saúde, promovendo a inclusão social e formando jovens através de sua valorização étnica e regional, ampliando sua visão para o mercado de trabalho com a erradicação da desigualdade social.
Mãe de três filhos que participam do projeto, a auxiliar de produção Rosângela Maria de Lima explicou que os dois filhos mais velhos frequentam as atividades desde o início do CRASE. “O projeto foi uma das melhores coisas da Administração Municipal para nossas crianças e adolescentes, podemos dizer que aqui é o segundo lar deles, pois nós educamos em casa e os professores complementam esse trabalho, eles ficam mais disciplinados e responsáveis”, destacou.
Rosângela ainda falou sobre o fácil acesso a coordenação e equipe de educadores do CRASE. “Às vezes eles ficam doentes e deixam de vir um ou dois dias, logo eles nos procuram para saber o que está acontecendo”, reforçou.