O Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, lançou oficialmente oito projetos de incentivo à música e à dança, na manhã de ontem (28), no saguão do Paço Municipal Prefeito Rosário Congro, no Centro.
Na solenidade, estavam presentes a prefeita Márcia Moura, a diretora do departamento de Cultura, Vickie Vituri Garcia, e o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan Neto.
A maioria dos projetos serão introduzidos nas Escolas Municipais, com ressalva da Escola Municipal Professor Ramez Tebet, porque já funciona em período integral e possui uma série de atividades culturais e pedagógicas em sua programação, conforme explicou a diretora de Cultura, Vickie Vituri. “Este é o primeiro passo para a democratização da cultura nos bairros. Sabemos que a sociedade só pode ser transformada pela educação e cultura, e com este projeto os alunos serão multiplicadores deste sonho”, observou Vickie.
Em seu pronunciamento, a prefeita Márcia Moura destacou que o Poder Público tem a obrigação de oferecer oportunidades às crianças, adolescentes e jovens para “desenvolverem os talentos e os valores que cada um possui”, disse.
A prefeita lembrou que estes projetos surgiram com a ideia do Bate Latas e a Bandinha Rítmica, na época em que foi secretária de Educação e Cultura. “Tenho a certeza que teremos reciprocidade nas escolas.
Os diretores terão a liberdade de decidir entre si qual projeto irão receber e os que melhor se encaixam em sua realidade, para denotar a importância do dom artístico em nossas crianças. Vão nascer muitos outros projetos a partir destes, pois são todos favoráveis e bem elaborados, e levarão a riqueza da cultura e a valorização da vida. Muita coisa boa iremos colher”, acrescentou.
PROJETOS
Dos projetos lançados, apenas dois deles serão executados nas dependências do Departamento de Cultura, no Paço Municipal Prefeito Rosário Congro. Os demais serão nas próprias escolas.
O projeto Orquestra de Câmara, para 150 vagas, já foi lançado na semana passada, mas continuam abertas as inscrições. Podem-se inscrever crianças e jovens entre 10 e 18 anos e as aulas serão ministradas pelos professores Ricardo Mariano Antero e Aguinaldo Adelino Carvalho.
Foram lançados os seguintes projetos: Violão Erudito – Violão em Cena, Coral Infantil – Coral Doce em Canto, Percussão – Bate Latas, Hip Hop – Projeto Atos, Flauta Doce – Flauta Mágica, Teatro nas Escolas, e Bandinha Rítmica.