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Três Lagoas

Em MS, um terço dos estudantes do Ensino Médio estão atrasados

Tanto no ensino fundamental quanto no médio, o primeiro lugar é ocupado pelo Pará, com percentuais respectivos de 39,9% e 59,2%

Em Mato Grosso do Sul, o percentual de alunos fora da série adequada no ensino fundamental é de 27 %. O Estado ocupa a 13° posição em relação a distorção idade-série no país. Já em relação ao percentual de alunos atrasados no ensino médio, o MS tem 33,10%, ocupando o 18° entre os estados do país.

Um em cada cinco estudantes brasileiros do ensino fundamental não está cursando a série adequada para a sua idade. No ensino médio, pelo menos três em cada dez alunos também estão nessa situação. Os dados são do Censo Escolar 2010 sobre as taxas de distorção idade-série, que mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.

Tanto no ensino fundamental quanto no médio, o primeiro lugar é ocupado pelo Pará, com percentuais respectivos de 39,9 % e 59,2 %.

Pela legislação que organiza a oferta de ensino no País, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio.

Os dados também mostram que a distorção de idade-série vem crescendo desde 2008, quando a taxa era 22,1% no ensino fundamental, passou para 23,3% em 2009 e chegou a 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual subiu de 33,7% para 34,4% em 2009 e no ano passado chegou a 34,5%.

Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, os dados são reflexo da diminuição da política de progressão continuada, que tinha como orientação a não reprovação dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental. No entanto, muitas redes de ensino mudaram essas diretrizes.

“Isso provocou uma manutenção da reprovação, quando ela é a grande causa da distorção idade-série. Hoje já se pensa em políticas de correção de fluxo e de aprendizagem sem usar a reprovação, como o reforço escolar”, explica.

Mas Pilar destaca que na última década a redução do índice de distorção foi maior: entre 2001 e 2011 essa diferença caiu 16 pontos percentuais no ensino médio e 19 pontos percentuais no ensino médio.

Ela acredita que a taxa deve continuar a cair e aponta que o patamar adequado seria entre 3% e 4%, considerando problemas de adaptação que acontecem em alguns casos.

Na avaliação da secretária, os adolescentes repetentes que estudam com crianças mais novas acabam com problemas de socialização. “Ele fica convivendo com grupos de idade que não têm muito a ver com ele. E começa a ser visto como o bagunceiro, aquele que é expulso de sala, o mau aluno”, aponta.