A Secretaria de Educação e Cultura (Semec) vem desenvolvendo oficinas de capacitação, entre professores, alunos e colaboradores das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), para implantar o Programa de Educação Ambiental (PEA), em Três Lagoas.
No primeiro passo, que já foi dado, foram definidos os espaços a serem construídos em cada escola para melhor ministrar as atividades prático-pedagógicas de acordo com cada plano de ensino. Nas próximas etapas do planejamento de implantação do PEA, haverá também a participação dos alunos da Reme. “O diferencial deste Projeto é o fato de ser construído com todos os segmentos da Escola, e assim todos participam. Desta forma todos são responsáveis para conseguirmos os mesmos objetivos, o que irá possibilitar e garantir o sucesso”, avalia o coordenador da Área de Programas e Projetos Educacionais da Semec, Urbano Rodrigues Azambuja.
Os resultados já começaram a aparecer. Por exemplo, na Escola Municipal Eufrosina Pinto já existe um espaço para o plantio e cultivo de ervas medicinais e espaço cultural de socialização e leitura, incluindo um jardim pedagógico.
Também na Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes, existe um canteiro de plantas medicinais, um jardim pedagógico e um pequeno cinturão verde, com agrofloresta.