A 2ª Companhia de Infantaria do Exército de Três Lagoas em nota oficial a imprensa na manhã desta quinta-feira (1º) de julho, informou que a Companhia realizará na semana de 04 à 10 de julho um exercício militar de “Defesa de Ponto Sensível”.
O exercício será realizado na região de Três Lagoas, tendo como foco principal uma ação de defesa da Usina de Jupiá.
De acordo com os militares a ação contará com a participação de militares das guarnições do Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro, além de expressivo efetivo de militares da 2ª Companhia de Infantaria da cidade.
Segundo a assessoria da 2ª Companhia de Infantaria do Exército de Três Lagoas um dos destaques do exercício é a efetiva participação dos militares do Batalhão de Ações de Comando, Organização Militar sediada em Goiania-GO, que realizarão saltos de aeronaves militares durante o exercício.
AÇÃO
O exercício é chamado de “adestramento” e segundo o Major Sérgio Oliveira comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército de Três Lagoas que esta a frente da ação de defesa da Usina de Jupiá, o equipamento utilizado para a realização do mesmo é de última geração, inclusive segundo ele, o exército britânico e americano utilizam um equipamento similar para a realização deste tipo de treinamento.
Segundo o Major a ação funciona como se um país estivesse invadindo outro em guerra, e em Três Lagoas será empregado o efetivo de aproximadamente 250 militares.
"O acesso a Usina de Jupiá e seu trafego não será alterado, pois justamente essa é uma das funções da ação, impedir que o “inimigo” invada o local sem que as pessoas percebam a movimentação", finaliza Oliveira.