Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Fetems lamenta caso de professor assassinado em Nova Andradina

A diretoria da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) emitiu nota de solidariedade à família e amigos do professor Delmiro Salvione Bone, diretor da escola municipal Marcos Freire, situada no distrito de Casa Verde, em Nova Andradina. O professor foi assassinado com três tiros por um aluno quando embarcava no ônibus próximo à escola onde trabalhava.

Em nota, a diretoria informou: “[…] estamos indignados com o ocorrido, repudiamos qualquer ato de violência nas escolas públicas e reafirmamos a necessidade da implantação de políticas públicas mais eficazes. Acreditamos que a violência escolar tenha vários motivos, entre eles, os problemas sociais, alunos desmotivados, com uma visão negativa da escola, a falta de responsabilidade social, de punições individuais e políticas educacionais que não levam em consideração as realidades locais dos professores, alunos e pais.”

A revolta também é compartilhada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (Sinted), Maria Diogo. Para ela, a morte do professor foi uma tragédia que poderia ter sido evitada. “Esse ato foi programado pelo aluno, que é adolescente. Ele foi à casa dele, buscou a arma e retornou. Por isso, questiono muito o Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde que foi implantado, criou-se muita permissividade, tanto do ECA quanto do Código Penal. Estamos vendo uma juventude atípica”, disse.

Maria Diogo completa: “E agora, o que acontecerá? O professor morreu. O aluno está aí. Ele não responderá criminalmente. Cumprirá algumas medidas socioeducativas e pronto”.

VIOLÊNCIA
De acordo com a Fetems, a violência é um problema social que está presente nas escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Na nota, a instituição defendeu que esse tema seja levado para as salas de aula, desde as séries iniciais. Mas, reforçou a responsabilidade do poder público em dar condições dignas aos trabalhadores em educação

“A violência existe em todas as escolas de Mato Grosso do Sul. Aqui [Três Lagoas]. Não há muitos casos de violência física, mas as agressões verbais são constantes. Porém, as coisas ficam veladas dentro das unidades educacionais.”, completou Maria Diogo.

A presidente informou que o Sinted de Três Lagoas está preparando uma moção de pesar que será encaminhada à Fetems e lançada no blog oficial da instituição e nas redes sociais.

VELÓRIO
O corpo do educador Delmiro Bonin foi velado na Câmara Municipal de Nova Andradina. Às 11h30 de ontem, ele foi levado para a cidade de Angélica, onde moram os pais e parte da família do professor.
O adolescente acusado de cometer o crime já havia esfaqueado um colega de sala no passado.