Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Fibria investe R$ 1,3 mi em Estação de Qualidade do Ar

A Estação de Qualidade do Ar da Fibria está localizada em uma área da Escola Municipal Parque São Carlos, no bairro Parque São Carlos

A Fibria adquiriu a estação para realizar um monitoramento contínuo e em tempo real da qualidade do ar da cidade de Três Lagoas -
A Fibria adquiriu a estação para realizar um monitoramento contínuo e em tempo real da qualidade do ar da cidade de Três Lagoas -

Desde 25 de fevereiro deste ano está em operação a Estação Automática de Monitoramento Contínuo da Qualidade do Ar, em Três Lagoas. Esse investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão da Fibria conta com as mais novas tecnologias em analisadores, requerendo baixa manutenção, proporcionando fácil operação e uma interface comum em todos os equipamentos. E os primeiros resultados desta moderna estação apontam que a qualidade do ar respirado pelos três-lagoenses é muito boa.

A Fibria adquiriu a estação para realizar um monitoramento contínuo e em tempo real da qualidade do ar da cidade de Três Lagoas e demais comunidades do entorno de sua fábrica. Seu raio de ação é de 5 quilômetros ao redor de onde está localizada. Ela é móvel e pode ser alocada em outra região. A Estação Automática de Monitoramento Contínuo da Qualidade do Ar é a primeira em Mato Grosso do Sul operando com tamanha tecnologia e modernidade.

A Estação de Qualidade do Ar da Fibria está localizada em uma área da Escola Municipal Parque São Carlos, no bairro Parque São Carlos. Ela é monitorada pela equipe de Meio Ambiente industrial da empresa, controlada por um computador central localizado na unidade industrial. Além dessa estação, a Fibria possui uma segunda, localizada em sua fábrica em Três Lagoas, responsável por monitorar as condições meteorológicas da região.

A responsável pelo escritório do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) em Três Lagoas, Delia Villamayor Javorka, explicou que a estação é um instrumento adequado para que, tanto o órgão ambiental quanto a população, possam verificar se os empreendimentos realizados na cidade causam impacto no ar. “Estamos estudando para passar a exigir que as próximas indústrias que se instalem em Três Lagoas tenham uma estação como essa, como condição para se instalarem no município”, informou Delia. “Dessa maneira vamos formar uma rede de monitoramento”, completou.

Qualidade do ar em Três Lagoas é muito boa

Aferições realizadas desde 25 de fevereiro pela Estação de Qualidade do Ar da Fibria atestam que o ar respirado em Três Lagoas é muito bom. As medições confirmam que os níveis de gases e partículas sólidas no ar da cidade estão bem abaixo dos limites estabelecidos pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Um exemplo disso é o nível de dióxido de enxofre. A Estação da Fibria registrou média de 0,04 micro gramas por metro cúbico no ar de Três Lagoas, sendo que o limite do CONAMA para o monóxido de carbono é de 365 micro gramas por metro cúbico, ou seja, apenas 0,01% desse parâmetro.