A Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), recebeu, por meio do Edital Fundect/CNPq/SED-MS Nº 02/2010 PibicJr-MS, 478 inscrições de estudantes das escolas públicas de vários municípios do Estado de MS. Após análise e o julgamento das propostas, foram selecionados e aprovados 130 estudantes que serão acompanhados pelos orientadores das seguintes instituições: UFMS, UFGD, UCDB, Uniderp, Uems e IFMS.
A Fundect, em parceria com o CNPq e com a Secretaria de Estado de Educação (SED), tornou público em 27 de julho de 2010 o resultado do referido edital, de Seleção Pública de Bolsistas de Iniciação Científica Júnior no Estado de Mato Grosso do Sul.
PibicJr-MS
O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior no Estado de Mato Grosso do Sul (PibicJr-MS) é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante da Rede Pública, mediante a participação dos estudantes em atividades de pesquisa e de extensão universitária, sob a orientação de pesquisadores das instituições de Ensino e Pesquisa de Mato Grosso do Sul.
Segundo a Fundect, foram inscritos em 2010, 478 estudantes das escolas públicas de Mato Grosso do Sul. O órgão informa ainda que a análise e o julgamento das propostas foram realizadas por um Comitê Gestor da Fundação. Após análise da carta de intenção elaborada pelo estudante e média do Boletim Escolar, foram selecionados e aprovados 130 estudantes (Confira Lista no www.fundect.ms.gov.br) melhores classificados dos seguintes municípios: Anastácio, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O valor da bolsa de estudo é de R$ 100,00 mensais no período de 12 meses, não podendo ultrapassar o tempo regular do curso que o estudante estiver cursando.
A Fundect avisa que, para iniciar o pagamento da bolsa ICJr-MS, todos os 130 bolsitas devem encaminhar até 10 de agosto de 2010 os seguintes documentos para o e-mail [email protected] : I) cópia escaneada da carteira de identidade (RG), não sendo aceito número de protocolo;
II) cópia escaneada do CPF do bolsista, não sendo aceito número de protocolo;
III) comprovante de residência escaneado em nome do responsável (pai/mãe/tutor) do bolsista (conta de água, luz, telefone, por exemplo);
IV) cópia da proposta/Contrato de Abertura de Conta Corrente escaneado, indicando a conta aberta em nome do bolsista na Agência do Banco do Brasil de seu município.
Para abrir a Conta no Banco do Brasil siga os seguintes passos:
1- Vá a agência do Banco do Brasil em seu município com seus pais ou responsável
2- Leve cópia dos documentos RG, CPF e comprovante de residência
3- Leve a Lista dos Aprovados publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (faça download aqui)
3- Leve Ofício Fundect/Banco do Brasil/Município (disponível na Secretaria da Escola em que o estudante estuda) para abertura da sua conta para facilitar a comunicação com o gerente da agência. Este ofício está disponível no portal da fundação ou com o(a) diretor(a) de sua Escola.