Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ibama fiscaliza cargas químicas na barragem e já aplicou quatro multas

O fiscal explicou que por ser pólo industrial de papel e celulose, vários caminhões com produtos químicos chegam a Três Lagoas

Caminhões com cargas químicas são abordados e o transporte é verificado -
Caminhões com cargas químicas são abordados e o transporte é verificado -

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realiza desde terça-feira (12) fiscalização na barragem,  na saída de Três Lagoas para São Paulo com o intuito de vistoriar caminhões que transportam produtos químicos, tais como acetona, cloro, ácido clórico, entre outros.

De acordo com o fiscal Reginaldo Yamacino, no primeiro dia de fiscalização, quatro transportadoras receberam auto de infração e foram multadas em R$ 10 mil cada por transportar produto perigoso sem licença. Outras 20 foram apenas notificadas. O balanço parcial da fiscalização realizada nesta quarta ainda não foi divulgado pelo Ibama.

O fiscal explicou que por ser pólo industrial de papel e celulose, vários caminhões com produtos químicos chegam a Três Lagoas, por isso a necessidade da vistoria. "As empresas de papel e celulose utilizam com frequência esses produtos", disse.

O Ibama vai vistoriar também se os órgãos competentes pela segurança do município estão preparados para lidar com possíveis acidentes envolvendo caminhões com esse tipo de carga.

TREINAMENTO

A Fibria e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb) realizaram na última semana, em Três Lagoas um simulado de atendimento a acidentes químicos. A atividade fechou a semana de treinamentos com representantes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil, Imasul, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O objetivo era preparar e integrar essas instituições tornando-as cada vez mais aptas a atender eventuais acidentes com materiais químicos.

Foi simulada a colisão de um carro na traseira de um caminhão carregado de água que representou o ácido sulfúrico, resultando em derramamento na pista e fazendo duas vítimas. Dessa maneira os participantes colocaram em prática as orientações que receberam durante o treinamento.