Veículos de Comunicação

DIA DO MOTORISTA

A Casa é Sua: mulheres mostram que o volante das carretas também é lugar de protagonismo feminino

Quadro 'A Casa é Sua' é exibido no programa TVC Agora, da TVC HD, Canal 13.1

Aos 38 anos, Simone é mãe, esposa e motorista de carreta bitrem, transportando cargas diariamente entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado. Foto: Reprodução/TVC HD.
Aos 38 anos, Simone é mãe, esposa e motorista de carreta bitrem, transportando cargas diariamente entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado. Foto: Reprodução/TVC HD.

Em homenagem ao Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, o quadro A Casa é Sua, do programa TVC Agora, da TVC HD canal 13.1, acompanhou a rotina da carreteira Simone Maria Bueno, moradora de Três Lagoas, que com coragem e determinação quebra barreiras em um setor historicamente masculino. Aos 38 anos, Simone é mãe, esposa e motorista de carreta bitrem, transportando cargas diariamente entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado.

Apaixonada por caminhões desde a infância, ela lembra com emoção do primeiro dia ao volante da carreta.

“Suei muito, cheguei em casa e chorei, mas nunca desisti. Com incentivo do meu marido e força de vontade, fui vencendo o medo. Hoje, cada dia no volante me faz querer mais”, relatou.

Simone já operou até hexatrens — veículos de carga gigantes usados na região da celulose — e representa muitas outras mulheres que também estão conquistando espaço nas estradas.

Apesar das conquistas, ela ainda enfrenta preconceitos e olhares tortos.

“Já ouvi que não ia dar conta, que não era lugar pra mulher. Hoje, eu revido com trabalho bem-feito e sigo em frente”, contou.

Simone também falou sobre a amizade entre os motoristas, marcada por sinais com buzina e farol, e deixou um recado para outras mulheres.

“Se qualifique, enfrente os desafios. Você vai ouvir muitos ‘nãos’, mas não desista. Caminhoneira também é profissão de mulher”.

A homenagem estende-se a todos os motoristas, que enfrentam longas jornadas, desafios nas estradas e contribuem com o desenvolvimento do país. Parabéns a quem move o Brasil com responsabilidade, respeito e paixão pelo que faz.