Veículos de Comunicação

Melhoria

Moradores do Jardim Maristela transformam área abandonada em praça esportiva

O local foi transformado no primeiro campo de terra da cidade com iluminação

A iniciativa partiu de um grupo de amigos que jogava bola em outro bairro, mas enfrentava dificuldades para utilizar o espaço. Foto: Reprodução/TVC HD.
A iniciativa partiu de um grupo de amigos que jogava bola em outro bairro, mas enfrentava dificuldades para utilizar o espaço. Foto: Reprodução/TVC HD.

O que antes era um terreno baldio tomado pelo mato e infestado por insetos, hoje é um espaço de lazer e inclusão social, no bairro Jardim Maristela, em Três Lagoas. Graças à união e ao esforço dos moradores, o local foi transformado no primeiro campo de terrão da cidade com iluminação, permitindo a realização de jogos também no período noturno.

A iniciativa partiu de um grupo de amigos que jogava bola em outro bairro, mas enfrentava dificuldades para utilizar o espaço.

“Começou com a gente pegando a enxada, limpando o terreno. Depois criamos a associação ‘Grêmio Só Amigos’, com apoio de moradores e da comunidade”, contou Fred Cesar, diretor da associação.

Com o tempo, os próprios moradores compraram postes, fios, instalaram a iluminação e cercaram o campo. O projeto ganhou força com apoio do Legislativo e da prefeitura, que ajudaram com a instalação da rede elétrica e fornecimento de água.

Atualmente, o espaço abriga campeonatos, treinos e ações sociais. Um dos projetos é o “Bom de Bola, Bom de Escola”, que atende crianças e adolescentes com treinos aos finais de semana.

“Ganhamos doações de chuteiras, lanches e contamos com a ajuda de padrinhos. Nosso objetivo é tirar as crianças da rua e incentivar o esporte e a educação”, explica Fred.

Os treinos para adultos ocorrem às quartas-feiras, com mensalidade simbólica para ajudar na manutenção do campo.

Além de fomentar o esporte, a associação realiza ações beneficentes. “Já fizemos torneios para arrecadar fraldas e leite para asilos. Tudo é organizado por nós: da pintura das traves à manutenção do gramado e da estrutura”, relata Fred. A associação também organiza uma festa de fim de ano para todos os participantes e colaboradores.

“Aqui é lugar de amizade, de respeito. Quem quiser vir jogar, participar, está convidado. A comunidade cuida, preserva e faz acontecer”, finaliza Fred.