Veículos de Comunicação

Cultura

Peça teatral que aborda luta feminina pela paz será apresentada sexta-feira na UFMS

A entrada será gratuita, às 19h, no anfiteatro do Campus 2, em Três Lagoas

As apresentações acontecerão também nos dias 22 de agosto, 5 de setembro e 19 de setembro, sempre às sextas-feiras, às 19h, com classificação indicativa para maiores de 16 anos. Foto: Antônio Luiz/RCN 67.
As apresentações acontecerão também nos dias 22 de agosto, 5 de setembro e 19 de setembro, sempre às sextas-feiras, às 19h, com classificação indicativa para maiores de 16 anos. Foto: Antônio Luiz/RCN 67.

Três Lagoas recebe nesta sexta-feira (8) a estreia da peça “Lisístrata – uma luta feminina pela paz”, com entrada gratuita, às 19h, no anfiteatro do Campus 2 da Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS). A montagem é uma adaptação contemporânea da clássica comédia grega de Aristófanes, escrita em 411 a.C., e envolve um elenco de 35 atores, entre estudantes da UFMS e do IFMS.

Em entrevista ao programa RCN Notícias, da TVC HD canal 13.1, a professora que coordena a peça teatral, Dolores Pulga, e a atriz, Victoria Oliveira, contou que a iniciativa faz parte do projeto da companhia teatral Ato Histórico, que alia teatro, pesquisa histórica e formação estudantil.

“Mais do que uma peça, é um projeto pedagógico. Levamos minicursos para escolas parceiras e envolvemos os alunos desde o figurino até a atuação”, explicou.

Na história, as mulheres atenienses, cansadas da longa guerra contra Esparta, decidem adotar uma medida inusitada para forçar a paz — o enredo, cheio de humor e críticas sociais, promete reflexão e boas risadas. A atriz, que interpreta a protagonista Lisístrata, destaca a importância da iniciativa.

“É transformador. Nunca tinha feito teatro antes, e estar no palco representa crescimento pessoal e coletivo”.

As apresentações acontecerão também nos dias 22 de agosto, 5 de setembro e 19 de setembro, sempre às sextas-feiras, às 19h, com classificação indicativa para maiores de 16 anos. O público deve chegar com antecedência, pois os assentos não são reservados.