Veículos de Comunicação

Providências

Saúde amplia ações e campanhas para prevenção à acidentes com animais peçonhentos em Três Lagoas

Equipes têm promovido atividades em escolas e CEIs da cidade

Já foram registradas este ano 255 notificações pela Dants e 551 buscas ativas realizadas pelo CCZ. Foto: Reprodução/Assessoria.
Já foram registradas este ano 255 notificações pela Dants e 551 buscas ativas realizadas pelo CCZ. Foto: Reprodução/Assessoria.

A Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants) de Três Lagoas, responsável por receber as notificações de acidentes envolvendo animais peçonhentos, tem intensificado sua atuação em todo o município. O setor realiza investigações detalhadas sobre os casos e repassa as informações ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que executa a busca ativa e orienta a população.

Já foram registradas este ano (2025) 255 notificações pela Dants e 551 buscas ativas realizadas pelo CCZ. Além disso, o setor de Promoção da Saúde vem ampliando as ações educativas por meio de palestras e campanhas de conscientização. Com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros em casos de picadas, as equipes têm promovido atividades em escolas, centros comunitários e unidades de saúde. Até o momento, já foram realizadas 83 ações, alcançando um público de 2.238 pessoas.

O setor de Entomologia também tem dado importante apoio às ações preventivas. Recentemente, foi entregue um exemplar do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), morto e conservado para todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade. O material será utilizado em atividades educativas com as crianças, levando conhecimento também às famílias. O objetivo é orientar sobre a identificação correta desse tipo de escorpião, comum na região, e reforçar a importância de prevenir sua proliferação.

A Administração Municipal segue monitorando a situação e mantém o compromisso de oferecer um ambiente seguro e saudável para todos. A população é orientada a manter os ambientes limpos e a seguir as recomendações dos profissionais de saúde, evitando acidentes e contribuindo para um convívio seguro com o meio ambiente.

Em caso de acidentes com animais peçonhentos ou para outras informações sobre as ações preventivas, a população pode entrar em contato com os setores disponíveis no link.

*Informações da Prefeitura de Três Lagoas.