Em alusão à Semana da Pessoa Idosa, comemorada anualmente na última semana de setembro e com encerramento no dia 1º de outubro, Dia Mundial da Pessoa Idosa, Três Lagoas terá uma programação especial organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
A abertura acontece no dia 1º de outubro, a partir das 13h, no campus 2 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento, em parceria com a Universidade da Melhor Idade, contará com apresentações culturais, palestras e coffee break, aberto à comunidade.
No período noturno, a partir das 18h30, as atividades seguem na Feira Central, com oferta de serviços gratuitos voltados ao público idoso. A Secretaria Municipal de Saúde fará exames de glicemia e aferição de pressão arterial, enquanto a Assistência Social e a Sejuvel prestarão orientações sobre benefícios e atividades disponíveis. O Conselho Municipal do Idoso também estará presente, esclarecendo dúvidas sobre direitos, e a Universidade da Melhor Idade terá um espaço para apresentar cursos de capacitação e qualificação.
Outro destaque será o pré-cadastro para emissão de carteirinhas de passe livre, realizado pela empresa responsável pelo transporte público de Três Lagoas e o mutirão do Núcleo Regional de Identificação, em parceria com o Conselho do Idoso, para emissão e reemissão da Carteira Nacional de Identidade. A ação deve atender cerca de 300 pessoas nos dias 1, 2 e 3 de outubro, com prioridade para idosos.
De acordo com o presidente do Conselho, Márcio Oliveira, a iniciativa busca, além de celebrar a data, facilitar o acesso a serviços públicos e garantir que os idosos estejam com a documentação em dia. “O objetivo é conscientizar a população idosa sobre os serviços que têm direito e agilizar a atualização de documentos, especialmente a identificação biométrica, essencial para acesso a benefícios previdenciários e assistenciais”, destacou.
A Semana da Pessoa Idosa é realizada em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, Universidade da Melhor Idade, UFMS e secretarias municipais.