Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mercado de Trabalho: 79 vagas de emprego no Ciat

O órgão tem vagas para auxiliar de produção, padeiro, açougueiro, marceneiro, apicultor, entre outras

Em Três Lagoas há carência de mão de obra qualificada -
Em Três Lagoas há carência de mão de obra qualificada -

O trabalhador que está à procura de uma colocação no mercado de trabalho deve ficar atento as vagas oferecidas pelo Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) de Três Lagoas. Nesta semana, o órgão tem disponível 79 vagas de emprego. De acordo com o coordenador do Ciat, Ivan Alkmim, são vagas para auxiliar de produção, padeiro, açougueiro, marceneiro, caixa de supermercado, torneiro mecânico, apicultor, analista contábil, entre outras.

Conforme Alkmim, muitas empresas de Três Lagoas tem dificuldade de contratar funcionários. O motivo, segundo ele, é a falta de mão de obra qualificada. “A falta de qualificação tem sido um grande entrave para os muitos desempregados voltar ao mercado de trabalho”, pontuou.


Seguro-desemprego
Com o objetivo de evitar fraudes o governo federal publicou o decreto nº 7.721, no final do 1º semestre do ano passado, regras para concessão do seguro-desemprego, endurecendo os critérios para quem pede o benefício pela terceira vez em menos de dez anos. Nova lei vai incentivar o desempregado a buscar qualificação. 


Em Três Lagoas, os cursos de capacitação via Pronatec foram implantados em julho do ano passado. A qualificação é gratuita pode ser de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional. A carga mínima é de 160 horas.


Será oferecido ao trabalhador um curso na área de atuação do profissional. Em 2012, os três-lagoenses tiveram a oportunidade de se especializar nas áreas: administrativo, eletricista predial e operador. 


Porém, segundo informações da assessoria de imprensa da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), no ano passado, 2.570 trabalhadores, se capacitaram via cursos do Pronatec no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no estado. Já em Três Lagoas, a procura foi baixa. No último levantamento do órgão o número de profissionais capacitados girava em torno de 10 pessoas.


Segundo o Coordenador do Ciat, a baixa procura está relacionada há alguns fatores como a demora para formar turmas de 20 a 25 alunos. Para 2013, a ideia é reduzir o número de estudantes por classe. A quantidade deverá ser de aproximadamente 10 pessoas. “Acredito que assim o Pronatec vai atender um maior demanda de desempregados a busca de capacitação”, disse.


Matrícula
A concessão do seguro-desemprego será condicionada à comprovação de matrícula e frequência no curso. Se o trabalhador recusar a pré-matrícula, o seguro poderá ser cancelado. Também poderá perder o benefício caso não realize a matrícula efetiva na instituição de ensino, no prazo estabelecido; ou caso não compareça ao curso em que estiver matriculado.


Exceção
De acordo com o decreto nº 7.721, o pagamento do seguro-desemprego não será condicionado ao curso de formação caso não exista oferta de curso compatível com o perfil do trabalhador no município ou região de domicílio do trabalhador.
O trabalhador também não precisará fazer o curso se já estiver matriculado em um curso de formação inicial continuada ou de qualificação profissional com carga igual ou superior a 160 horas. Será preciso apresentar um comprovante de matrícula.