Motoristas que atuam com o transporte de madeira da Fibria passarão por treinamentos, cursos de direção defensiva e também monitoramento de qualidade. O objetivo, segundo o supervisor de logística florestal, Sílvio José Rabelo Pereira, é garantir que os funcionários desenvolvam um trabalho seguro e que respeite a fauna e a comunidade. Para isso, os caminhoneiros serão acompanhados durante 15 viagens por um motorista Máster. “Antes de iniciar a operação, ele deve realizar cerca de 15 viagens junto com um motorista máster, um profissional que treina os motoristas até comprovarem que estão aptos para exercer a função. Apesar dos motoristas portarem CNH na categoria exigida, o acompanhamento é necessário para que ele ateste que o motorista dirige com cuidado, responsabilidade e segurança, para que não coloque a vida de outras pessoas em risco”.
Três Lagoas
Motoristas da Fibria passam por curso de direção defensiva
Objetivo é garantir que os funcionários desenvolvam um trabalho seguro e que respeite a fauna e a comunidade
Após confirmada e documentada a aptidão do motorista, no início de cada turno ele deve realizar uma vistoria no caminhão em que irá trabalhar. “É o motorista que irá dizer se o caminhão está em condições de ir para a estrada e, caso ele encontre alguma irregularidade, tem o direito de se recusar a conduzir o veículo até que sejam realizados os reparos necessários”.
As revisões nos caminhões são realizadas a cada dois meses, em oficinas credenciadas pela Fibria. Assim como os veículos, a cada seis meses as empresas terceirizadas que disponibilizam esse tipo de serviço passam por uma avaliação para comprovar que não há irregularidades.
Em 2012, foram registrados 1,16 ocorrências de acidentes por cada 1 milhão de quilômetros percorridos, ou seja, 11 ocorrências que resultaram apenas em danos materiais.