O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) retirou do meio ambiente no Mato Grosso do Sul um total de 1.776 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas apenas nos oito primeiros meses de 2011 e 94% do material foi encaminhado para a reciclagem. Com esse resultado, o Estado, que é responsável por 8% do volume total destinado no Brasil em agosto, registrou um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o número alcançado foi de 1.647 toneladas.
Segundo dados do inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos, no primeiro semestre do ano, o volume destinado em todo o Brasil foi de 24.970 toneladas, índice 11% maior no comparativo ao ano anterior.
Sobre o inpEV
O inpEV
Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A lei atribui a cada elo da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público) responsabilidades que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 87 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.