Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Município tem até 2014 para implantar coleta seletiva

Para se adequar a nova legislação, os municípios terão que criar leis para a implantação da coleta seletiva

Coleta seletiva já poderia ter sido implantada no município -
Coleta seletiva já poderia ter sido implantada no município -

A administração municipal terá até 2014 para implantar a coleta seletiva de lixo em Três Lagoas. Isso é o que define o artigo n° 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi regulamentada pelo decreto presidencial de 23 de dezembro de 2010.

De acordo com o decreto, também ficará proibido, a partir de 2014, depositar em aterros sanitários qualquer tipo de material que seja passível de reciclagem ou reutilização. Para se adequar a nova legislação, os municípios terão que criar leis para a implantação da coleta seletiva.

Assim como Três Lagoas foi uma das primeiras cidades de Mato Grosso do Sul a implantar o aterro sanitário, poderia ser também um dos primeiros municípios a instalar a coleta seletiva no Estado. No ano passado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tinha conseguido com as empresas privadas recurso no valor de R$ 1 milhão para implantar o projeto de coleta seletiva. Isso quase foi concretizado, não fosse à justificativa da administração municipal, que alegou problemas “macro administrativo” para retardar a implantação da coleta seletiva em Três Lagoas.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL