Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Municípios do Bolsão somam mais de 163 mil eleitores

Chapadão do Sul e Três Lagoas representam a maioria dos eleitores

Chapadão do Sul e Três Lagoas representam a maioria dos eleitores -
Chapadão do Sul e Três Lagoas representam a maioria dos eleitores -

Prefeitos de oito municípios localizados na região Leste de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos na terça-feira (27) para discutir a constituição de um novo território dentro do Estado, visando o fortalecimento econômico e também a canalização de recursos do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

O território do Bolsão, como está sendo proposto pelos municípios de Três Lagoas, Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica e Inocência que querem buscar o fortalecimento político, tendo em vista que soma 163.525 eleitores e apresentam, nos últimos quatro anos, um crescimento no colégio eleitoral, digno de uma representatividade significativa tanto na Assembléia Legislativa como na Câmara Federal.

ELEITORES

Dos oito municípios que integram o chamado Bolsão sul-mato-grossense, Chapadão do Sul foi o que apresentou a maior evolução no número de eleitores desde o último pleito para escolha de deputados estaduais e federais, em outubro de 2006. Ele saltou de 9.962 eleitores para 12.182, representando um crescimento e torno de 22%.

Em seguida vem o município de Três Lagoas, que detém o maior colégio eleitoral do Bolsão, que saltou de 58.262 eleito (2006) para 66.328 (2010), representando um crescimento de 13,8%, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O terceiro município nesta escala de crescimento no número de eleitores é o de Selvíria, que antes tinha 4.468 eleitores e após quatro anos passa a ter 4.922, apresentando um crescimento de 10,1%.

Na contramão desse crescimento no número de eleitores há dois municípios na região do Bolsão. Costa Rica, que perdeu 7,8% de seus eleitores, caindo de 13.652 para 12.582 em seu colégio eleitoral e Cassilândia, com queda percentual pouco perceptível, ou seja, de apenas 0,4%, perdendo nos últimos quatro anos 67 eleitores, no universo atual de 16.072 cidadãos com domicílio eleitoral na comarca.

Um fato que pode ter influenciado nestes dados de forma positiva, tanto para Três Lagoas, Selvíria e Chapadão do Sul é a implantação de indústrias, atraídas pela concessão de benefícios fiscais oferecidos pelo governo do Estado. A união de esforços para o fortalecimento econômico e político pode causar transformações mais profundas no novo território que está prestes a surgir oficialmente em Mato Grosso do Sul.