Após sofrer uma derrota nas urnas nas eleições de 2008, o ex-vice-governador de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauth (DEM) é eleito o novo prefeito de Dourados. O candidato do DEM, que disputou a eleição pela coli-gação “União por Dourados” se elegeu neste domingo com 70.132 votos, representando 70,11%.
O segundo mais votado foi Geraldo Sales (PSDC), que recebeu 12.392 votos (12,25%); Genival Valeretto (PMN), obteve 3.193 votos (3,16%) e José Araújo (PSOL), que obteve 2.070 votos (2.05%). No total 101.135 eleitores compare-ceram nas urnas para votar. Votos em branco somaram 5.745 e nulos 6.829. Foram computadas 38.146 abstenções, perfa-zendo 27,39%.
Zauith assume oficilmente o lugar do ex-prefeito Ari Artuzi (expulso do PDT) acusado de chefiar um esquema de corrupção, que segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o prejuizo aos cofres do município chega a quase R$ 35 milhões.
Em 2008, Murilo havia perdido a eleição para Artuzi por 2.568 votos. Na época, Murilo teria previsto que a vitória de Artuzi nas urnas seria uma “tragédia anunciada” e teria até mesmo comparado o então prefeito eleito a “Nero”, o imperador, que segundo a história, colocou fogo em Roma.
Com a renúncia de Artuzi, após dois anos de mandato por força das denúncias de corrupção, Murilo finalmente consegue chegar a prefeitura de Dourados com a autorização da Justiça Eleitoral que permitiu uma eleição extemporânea.
Após o final da totalização dos votos, Murilo anunciou que a partir desta segunda-feira já começa a assumir a prefeitura. O processo de transição será feito pela prefeita interina, Délia Razuk, que está no cargo desde outubro de 2010 após saida do juiz Eduardo Machado Rocha, que permaneceu um mês na administração municipal por determinação do Tribunal de Justiça (TJ), até que se restabelecesse a normalidade na Câmara Municipal.
Eleita presidente da Câmara Municipal após a turbulência política, Délia passou a deter amplos poderes para assumir o comando do executivo, até que fosse decidido por uma nova eleição para prefeito.
Com o apoio de 15 partidos políticos, inclusive o PT, que ofereceu o candidato a vice, a ex-diretora do HU, Dinaci Ranzi, Murilo Zauith promete revolucionar a administração municipal, começando pela Saúde, que pretende transformá-la num período de três meses.
Já falando como prefeito eleito, durante uma festa em comemoração a sua vitória no Kikão Restaurante, Murilo Zauith, ao lado dos companheiros de campanha, que foram parabenizá-lo, disse que “pretende honrar cada voto recebido do eleitor dourandense” e “administrar para todos, especialmente para os mais necessitados”.
“Dourados está passando por um momento bastante difícil, mas vou assumir a administração e recompor a cidade para dar às pessoas uma melhor qualidade de vida, principalmente a população mais sofrida”, disse. Murilo declarou que pretende trabalhar em parceria com a Câmara Municipal e vai acompanhar o processo de eleição da Mesa Diretora, deve acontecer nos próximos dias.
Em 1993 assume a secretaria de Planejamento da Prefeitura de Dourados; eleito deputado estadual em 1994 – com 12.163 votos; reeleito deputado estadual em 1998 com 15.965 votos; eleito deputado federal – 2002 com 68.883 votos e eleito vice-governador em 2006 com 726.806 votos.