As obras de construção da ponte rodoviária sobre o rio Paraná, autorizadas no dia 15 de junho, aniversário da cidade, estão dentro do cronograma previsto. Foi o que informou o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) de Três Lagoas, Milton Rocha Marinho.
A empreiteira A.Gaspar, responsável pela construção, está em fase de montagem do canteiro de obras e dos serviços de terraplenagem da nova rodovia que dará acesso à ponte, assim como do deslocamento de maquinários. Iniciando-se a fundação, começará a contratação de funcionários. O escritório provisório da empresa já foi instalado na cidade, mas, após o canteiro de obras pronto, será transferido para o local, nas proximidades do empreendimento.
Marinho informou que ainda levará cerca de 40 dias para iniciar os trabalhos de fundação da ponte. “Após esse período, será possível vislumbrar melhor o início das obras”, disse. Ele descartou, inclusive, qualquer possibilidade de paralisação da obras com os escândalos envolvendo o Ministério dos Transportes.
Um dos engenheiros da empreiteira A.Gaspar disse que para a contratação de funcionários será dada prioridade para os trabalhares de Três Lagoas. Contudo, adiantou que se não tiver mão de obra suficiente a empresa vai trazer pessoas de outros municípios. A construção da ponte vai utilizar aproximadamente 200 trabalhadores.
PONTE
A ponte sobre o Rio Paraná é considerada uma Obra de Arte Especial (OAE), com 1.344 metros de extensão e 6.648 metros de acessos. A ponte vai absorver o trânsito, com duas faixas de tráfego com 3,6 metros de largura cada uma, além de acostamento de 2,5 metros de largura e passarela para pedestres. Pelo lado de São Paulo, o acesso vai partir da rotatória de início da rodovia Marechal Rondon (SP 300) e, por Três Lagoas, deve começar na rotatória próxima à antiga delegacia da Polícia Rodoviária Federal, no início da BR 262.
A obra que interligará o município de Três Lagoas ao de Castilho/ SP será foi orçada em R$ 113 milhões, dos quais R$ 30 milhões já foram empenhados.