Onze mulheres – três civis e oito policiais militares – recebem na manhã desta terça-feira (12/3), no auditório do Grand Park Hotel, durante a abertura do IV Seminário Com as Mulheres a Segurança Pública é Mais Humana, o prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha. A honraria é concedida como forma de homenagear servidoras públicas militares e civis, bem como mulheres da sociedade civil que tenham demonstrado dedicação e trabalho em prol de uma segurança pública mais democrática e humanitária.
A vice-governadora Simone Tebet é uma das premiadas. Primeira mulher a administrar Três Lagoas e a comandar o Estado, a advogada é apontada como exemplo de profissionalismo e caráter. Outra civil homenageada é a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Tania Garcia de Freitas Borges. A Secretária de Políticas para Mulher de Nova Andradina, e coordenadora do Centro de Atendimento a Mulher “Nova Vida” Jozeli Chulli da Silva completa a lista. A assistente social é a primeira a ocupar o posto de secretária da mulher no Estado.
As demais agraciadas são policiais militares que se destacaram no trabalho diário e na defesa dos moradores e moradoras de Mato Grosso do Sul. Recebem o prêmio: major Neidy Nunes Barbosa Centurião, subtenente Ana Maria dos Santos, 1º sargento Maira Aparecida Torres Martins, 1º sargento Ana Cláudia Samra, 1º sargento Vanderli Rodrigues da Silva, 2º sargento Nilma Lacerda Cavalcante, cabo Karolina Armoa Stegun, cabo Gleice Aguilar dos Santos.
O IV Seminário Com as Mulheres a Segurança Pública é Mais Humana é resultado de uma parceria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul com a Secretaria de Estado de Saúde. Ao longo do dia 12 de março, além da entrega do prêmio, PMs e convidadas debatem assuntos relevantes para o trabalho e o dia-a-dia da mulher, em três palestras sobre educação, saúde e segurança.