Poucos sabem que a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, além do trabalho de assistencialismo e de socorro humanitário às famílias carentes em situações de necessidades extremas, desenvolve também projetos de inclusão.
É o que popularmente, há anos se prega: de nada adianta somente dar o peixe para comer, se não ensinamos as pessoas a pescar. Aqui está o valor dos projetos de inclusão social, que merecem ser conhecidos, divulgados e prestigiados. Nesta semana, a prefeita Márcia Moura de Paula
esteve na Secretaria de Assistência Social para conferir de perto o que o Município está fazendo nesses projetos de inclusão.
Entre esses projetos, estão: Ação em Família – Trilhando o Caminho do Desenvolvimento; e Inclusão Digital. No primeiro deles, talvez o mais produtivo e abrangente, as famílias assistidas têm acesso a cursos de costura industrial e também artesanal. Participando desses cursos, que variam no decorrer do ano, abrem-se as portas para múltiplos empregos nas nossas indústrias e se consegue o resgate da cidadania, através do emprego e de geração de renda.
No segundo curso, o da inclusão digital, o acesso ao conhecimento da informática, ferramenta de trabalho, de informação e de comunicação, na modernidade.