Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pescadores de Jupiá começam receber o seguro desemprego

Dos 480 pescadores associados na Colônia, 380 têm direito ao seguro, cerca de 220 deram entrada e os demais não o fizeram por falta de documentação

Pescadora Telma ainda não recebeu o seguro, mas está confiante -
Pescadora Telma ainda não recebeu o seguro, mas está confiante -

Pescadores associados à Colônia dos Pescadores de Três Lagoas – Z03 começaram a receberam as primeiras parcelas do seguro desemprego que é pago na época da piracema, período que não se pode pescar por causa da desova dos peixes. A notícia dos primeiros pagamentos agradou os profissionais da pesca que estão sem renda desde novembro quando começou a piracema. Eles terão direito a quatro parcelas no valor de um salário mínimo (R$ 540,00) para compensar a restrição.

De acordo com o presidente da colônia, Antonio Farias, foram pagas as parcelas de novembro e dezembro. Ele acredita que o restante dos pescadores deverá receber o benefício até o próximo dia 20.

O pescador Genivaldo Justino Pereira, 41 anos, morador no bairro Jupiá e pescador há mais de 30 anos ainda não recebeu, mas ficou otimista com a notícia dos primeiros pagamentos. “Estou aguardando, pois sobrevivo de ‘ ‘bicos’”, disse o pescador.

A jovem pescadora Telma Mara Alves Cruz, 27 anos que está se virando com o dinheiro que recebe dos programas sociais (Bolsa Família e Vale Renda) que somam um valor de R$ 174 por mês, também aguarda o recebimento do seguro.

Dos 480 pescadores associados na Colônia, 380 têm direito ao seguro, cerca de 220 deram entrada e os demais não o fizeram por falta de documentação. “Muitos receberam a carteira pescador e não puderam dar entrada no seguro”, afirmou o presidente.