Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Poeta três-lagoense ocupa cadeira na Academia Sul-Mato-Grossense de Le

Ela ocupará a 36º cadeira na seccional do Mato Grosso do Sul

Poeta foi colabora no Jornal do Povo, do Grupo RCN - Elias Dias/JP
Poeta foi colabora no Jornal do Povo, do Grupo RCN - Elias Dias/JP

A poeta e professora três-lagoense Sueli Batista Damaceno irá tomar posse da 36ª cadeira da Academia Brasileira de Letras – seccional Mato Grosso do Sul (ABL/MS), neste sábado, em Campo Grande.

A academia possui 40 cadeiras. Para candidatura ou indicação ocorrer, é preciso ter nacionalidade brasileira, ter publicado em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecido mérito ou, ou fora desses gêneros, livros de valor literário.  “Primeiramente é uma grande honra poder elevar Três Lagoas no campo da cultura sul-mato-grossense através da poesia. Aliado a isso, considero como um importante passo na minha carreira. Posso dizer que estou imensamente realizada”.

De acordo com a poeta, a indicação a 36ª cadeira – cujo patrono é Zorillo de Almeida Sobrinho – aconteceu através da presidente da seccional Mato Grosso do Sul, Maria Helena Sarti. Sueli explica que conheceu a presidente através de uma amiga, a embaixadora mundial da paz, Delasnieve Daspet. “Sempre tive um bom relacionamento com a embaixadora. Ela apresentou meu trabalho a presidente, que gostou e depois de algum tempo me indicou para assumir a cadeira”.

A poeta conta que dentre os planos, está o lançamento do seu terceiro livro em que deverá se dedicar a literatura infantilnonsense (gênero literário que recorre a elementos surreais como efeito de sentido, autores como Lewis Carrol – Alice do País das Maravilhas – são referência na literatura nonsense).

LIVROS

A paixão por poesia iniciou logo na infância quando decorava para declamar poesias nas festas da igreja que frequentava. Em 1988, foi a primeira vez que exerceu sua escrita com o discurso em sua formatura no curso de contabilidade. Em 1989, Sueli escreveu sua primeira poesia “Alfabetizar”, e começara então sua carreira como poeta, juntamente com magistério e a formação em pedagogia.

Durante toda sua trajetória ela inscreveu seus poemas em concursos, obtendo êxito e reconhecimento, incluindo concursos em Três Lagoas.

Em 2005 ele teve seu primeiro livro publicado Três Faces da Poesia. Em 2010,  teve o poema “Exagerado” publicado no livro Falando de Amor – Antologia Poética, que reuniu vários escritores e poetas brasileiros, lançado na 21ª Bienal do Livro em São Paulo.