Na noite de segunda-feira (28), a Administração Municipal de Três Lagoas cumpriu a primeira parte do projeto idealizado pela prefeita Márcia Moura (PMDB), quando ainda ocupava a pasta da Secretaria de Educação e Cultura. Os 31 professores da Rede Municipal Educação (REME), efetivos e concursados, que não possuíam nível superior em 2007, receberam bolsa de estudo integral em pedagogia.
A graduação dos professores coloca em funcionamento o Artigo 64, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que especifica a “Formação dos especialistas da educação em curso superior de pedagogia ou pós-graduação”.
Na ocasião, a primeira turma formada no Grupo Uninter de Educação a Distância (Facinter) apresentou os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para uma banca composta pelos seguintes convidados e professores: o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan; a professora e diretora da escola Municipal General Nelson, Adriana Paula Vasconcelos Medeiros; a professora tutora, mestre Maria Dovaneide de Souza; a coordenadora do curso, Mary Sandra; a representante do curso de pedagogia da Faculdade AEMS, Valéria Telma; e o representante do curso de pedagogia da UFMS, sargento da PM que trabalha com o PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) nas escolas municipais de Três Lagoas, Clécio Renato.
As 22 apresentações de TCC dos professores da REME tiveram como temas alfabetização e letramento, inclusão, educação de jovens e adultos, e educação especial.
Para a professora tutora, mestre Maria Dovaneide, que também é professora na REME, é necessário qualificar para trabalhar cada vez melhor: “a formação dos profissionais que trabalham com as crianças é muito importante para a crescente qualidade do ensino”, disse.
Esta primeira turma teve como principais integrantes professores da educação rural, mas também formou profissionais das escolas: Eufrosina Pinto, Antonio Camargo Garcia, Parque São Carlos e Jupiá.