O Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas em parceria com a Prefeitura do município, está desenvolvendo um projeto que oferece atividade física para as internas da Unidade. A atividade foi desenvolvida através do setor de saúde do Estabelecimento Penal e tem o intuito de prevenir doenças e assegurar a saúde da interna.
O projeto foi implantado no início deste mês e envolve aulas de práticas diversas com exercícios físicos que acontecem no pátio da Unidade Penal, três vezes por semana, durante uma hora e meia. As aulas são ministradas por um professor de Educação Física e um profissional de enfermagem que trabalha no acompanhamento das internas. “Para a segurança das detentas, além do educador físico, temos uma enfermeira que trabalha acompanhando as condições físicas das internas, como aferir pressão”, explica a diretora do Estabelecimento Penal, Marcela Dias Maio.
De acordo com Marcela, o projeto que está sendo desenvolvido é o resultado de uma triagem feita pelos médicos que atendem a unidade. As internas selecionadas foram submetidas ao exame biométrico e aparelho que mede gordura como o adipômetro. Após a triagem foram detectados diversos problemas de saúde como alto índice de obesidade, problemas cardíacos, diabetes e pressão alta.
Na avaliação da diretora da unidade, o objetivo principal do projeto é o controle emocional da interna. “Percebemos que elas estão mais satisfeitas com as aulas de exercício físico, o que reflete em um melhor comportamento delas aqui no Estabelecimento Penal. Além de cuidar da saúde, esse projeto auxilia na prevenção de doenças” , conclui Marcela.
Segundo a direção do Estabelecimento Penal de Três Lagoas, a intenção é estender este projeto para o maior número de internas. De início, são 15 detentas que através do exame apresentaram maiores riscos de saúde e problemas como depressão e obesidade.