O Rotary Club Cidade das Águas, de Três Lagoas, deu início a uma campanha de arrecadação de galões de 20 litros que serão destinados às vítimas do desastre ambiental de Minas Gerais. De acordo com a presidente da instituição, Neusa Aparecida Garcia, a ação, denominada “S.O.S Minas”, visa arrecadar recursos para a aquisição dos galões, que serão abastecidos gratuitamente por uma empresa do ramo de água mineral, parceira da campanha. “Um dos obstáculos era a questão do transporte dessas doações. Então, conseguimos uma parceria com a empresa Eldorado Brasil, que irá nos ceder uma carreta com capacidade para 1,4 mil galões de 20 litros. Em seguida, conseguimos também a parceria com o proprietário da empresa Aquarela, que irá encher esses galões sem custo algum”, destacou.
Para participar, o voluntário precisa depositar a quantia desejada na conta do Rotary Club Cidade das Águas. O recurso será destinado para a compra dos galões. “Qualquer doação é bem-vinda. Não existe valor mínimo para doar. Precisamos desse recurso para a aquisição dos galões, já que eles serão abastecidos e transportados gratuitamente”, reforçou Neusa.
A escolha pela doação em dinheiro, através de depósitos, deve-se à necessidade de notas fiscais a serem apresentadas no caminho e também à questão da validade dos galões. No entanto, quem quiser, poderá doar somente o galão nos postos de coleta da campanha, os quarteis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, também parceiros na campanha. “A única recomendação é que o voluntário fique atento ao prazo de validade do galão”, destacou a presidente.
Neusa Garcia informou que a campanha não tem prazo para encerrar. Porém, lembrou que existe pressa, uma vez que as famílias das regiões atingidas pelo desastre ambiental – maior do país -, correm o risco de ficar sem água potável.“A capacidade dessa carreta é de 1,4 mil galões de 20 litros. Ela só sairá de Três Lagoas quando atingirmos essa meta”, reforçou.
A água arrecadada entre os três-lagoenses será destinada aos moradores da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. A cidade era abastecida pela água do Rio Doce, tomado pela lama após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG), há 13 dias.
Na cidade mineira, a arrecadação será entregue à equipe da Defesa Civil para distribuição.
DOAÇÃO
Para fazer a doação, o interessado pode realizar um depósito na conta do Rotary Club Cidade das Águas, de Três Lagoas (agência: 0563, conta corrente: 003.3038-0, CNPJ: 04.162.175/0001-56).