A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, divulgou nesta quarta-feira (30) um boletim informativo sobre vigilância da qualidade do ar.
De acordo com a análise, de maneira geral a qualidade do ar no município de Três Lagoas foi considerada boa, não oferecendo riscos à saúde.
O documento traz uma análise do monitoramento da qualidade do ar entre os dias 11 e 16 de junho de acordo com os padrões internacionais (OMS), padrões nacionais (resolução CONAMA nº 03/90), alertas em relação à qualidade do ar, mapa demonstrativo das condições de qualidade de ar do estado de Mato Grosso do Sul e do município de Três Lagoas, tabela de referência para o índice de raios ultravioletas e previsão do tempo para o estado e região Centro-Oeste.
Qualidade do Ar
• Boa (00 a 50): praticamente não há riscos à saúde.
• Regular (51 a 100): pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas), podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral não é afetada.
• Inadequada (101 a 199): toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas), podem apresentar efeitos mais sérios na saúde.
• Má (200 a 299): toda a população pode apresentar agravamento dos sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta e ainda apresentar falta de ar e respiração ofegante. Efeitos ainda mais graves à saúde de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas).
• Péssima (acima de 299): toda a população pode apresentar sérios riscos de manifestações de doenças respiratórias e cardiovasculares. Aumento de mortes prematuras em pessoas de grupos sensíveis.
O Boletim Informativo de Vigilância da Qualidade do Ar pode ser acessado pelo link abaixo:
http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticias/anexos/b_tlg_2_15_de_junho_2010.doc