Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretaria de Saúde notifica proprietários de piscinas sujas

Abandonadas aparentemente há muito tempo, as piscinas podem vir a se transformar em criadouros do mosquito da dengue

Atual proprietário da piscina que pertencia ao Clube Comercial foi notificado pela Prefeitura -
Atual proprietário da piscina que pertencia ao Clube Comercial foi notificado pela Prefeitura -

A Secretaria Municipal de Saúde notificou ontem os proprietários dos três imóveis onde a reportagem do Jornal do Povo encontrou piscinas completamente sujas, com a água já esverdeada e cheirando mal. Abandonadas aparentemente há muito tempo, as piscinas podem vir a se transformar em criadouros do mosquito da dengue.

O supervisor geral do setor de endemias do Município, Waldecir Marangon, explicou que agentes de saúde esses imóveis e o desleixo como o tratamento das piscinas. “Já havíamos feito uma inspeção nessas piscinas e avisado aos proprietários para fazer a limpeza”, afirmou Waldecir. Segundo ele, os donos dos imóveis fechados têm agora prazo de 15 dias para realizar o tratamento das piscinas, sob pena de serem autuados pela Vigilância Sanitária Municipal.

Waldecir Marangom esclareceu, contudo, que a vistoria nos três imóveis fechados não encontrou foco de proliferação do mosquito da Dengue. “Piscinas são normalmente abertas e a larva do mosquito conta com um predador natural, que é a larva da libélula”, explicou. Sempre que identificam um criadouro, os agentes de saúde usam larvicida para matar a larva do mosquito e adulticida, para combater o inseto adulto.