O governo do Estado, por meio da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), realiza agora de manhã o lançamento do “Programa de Qualidade – Atendimento Cidadão”. A vice-governadora Simone Tebet participa do evento que acontece na Sanesul e prevê a celebração de um termo de cooperação mútua beneficiando inicialmente os funcionários da empresa de saneamento estadual.
A iniciativa tem o objetivo de padronizar a qualidade do atendimento prestado à população e melhorar o serviço através de ações permanentes de qualificação e formação em todos os órgãos do Poder Executivo Estadual. Todos os cursos serão voltados às necessidades de cada repartição e às competências dos servidores envolvidos no setor de atendimento ao público, considerado estratégico para a gestão pública por sua relação direta com o cidadão.
A Sanesul é a primeira instituição a ser contemplada com o programa, cujos servidores passarão pelo curso “Atendimento ao Cidadão”, que será desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira a distância e a segunda, presencial.
A fase a distância, de caráter introdutório, é composta de conteúdo cedido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e de um questionário elaborado pela Escolagov para diagnosticar as atuais condições de atendimento na empresa, e que servirá para subsidiar a segunda etapa da capacitação.
A segunda etapa consiste em aulas presenciais, com metodologia vivencial, que será realizada de forma a atender todas as regionais da Sanesul, até o mês de outubro deste ano. Na sequência, após 60 dias do término do curso, será aplicada uma avaliação de impacto aos servidores e usuários, com a finalidade de conhecer os pontos em que ainda é preciso melhorar, e assim definir as próximas ações do trabalho.
Conforme o diretor-presidente da Escola de Governo, Édio de Souza Viegas, os servidores terão qualificação permanente e cada órgão passará a ter um manual de procedimentos específicos de atendimento, com avaliação constante de seus resultados: “Não se trata apenas de um curso, mas sim de um programa permanente de qualidade no atendimento, com acompanhamento e capacitação continuada, visando atingir, inicialmente, aqueles que fazem o primeiro atendimento, e posteriormente o conjunto dos servidores que indiretamente estão ligados a essa área”.
“O atendimento tem que respeitar a individualidade das pessoas, de modo a entender e atender suas demandas”, acrescentou Édio Viegas. A próxima instituição prevista para ser contemplada com o programa será o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.