
Depois de muito adiado, passa a ser obrigatório, a partir desta terça-feira, dia 1º de dezembro, o uso de simuladores de direção para aqueles que pretendem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a portaria do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), publicada no dia 12 de novembro no Diário Oficial do Estado, os alunos que derem entrada no processo para obter a CNH a partir do dia 1º terão que ser submetido ao simulador antes do início das aulas práticas.
Serão exigidas cinco horas aulas no Simulador de Direção Veicular, sendo uma delas com conteúdo noturno. As aulas no simulador devem ocorrer após a realização e aprovação no exame teórico. De acordo com o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul, Wagner Prado, o uso dos simuladores não deverá encarecer o processo de obtenção da carteira. “Não houve acréscimo na carga horária. O número de aulas exigidas permanece o mesmo, 25 ao todo, mas agora cinco delas serão no simulador”, destacou.
Dessas 25 aulas práticas, 20 serão no carro, e quatro delas à noite, além das aulas já previstas no simulador. “É importante lembrar que, aquele que protocolar o pedido até o dia 30 [hoje] está livre de passar pelo simulador. A norma vale para os registros a partir do dia 1º”, reforçou.
Em Três Lagoas, as autoescolas trabalharão com dois simuladores, que já foram adquiridos e serão utilizados de forma compartilhada.Prado explicou, porém, que os equipamentos deverão entrar em uso efetivamente a partir de janeiro. “Até o aluno chegar às aulas práticas, são várias etapas a serem cumpridas. Entre eles, prova teórica, exames médicos, etc”, destacou.
ESPERA
Essa foi a terceira decisão do Contran sobre o uso de simuladores no país. A obrigatoriedade havia sido decidida em 2012. No ano passado, no entanto, voltou atrás e suspendeu a decisão. E agora, o uso do simulador voltou e será obrigatório a partir de 2016.
Em Três Lagoas, sete Centros de Formação de Condutores.