Os Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul passarão a emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para agilizar o transporte de bovinos e bubalinos no Estado. O fornecimento de senhas para declaração de vacinação também será realizado.
A medida atende pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) ao Governo do Estado e visa contornar a morosidade gerada pela operação padrão desencadeada pelos fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) desde a quarta-feira.
O quadro técnico da Agência está operando de forma lenta devido às reivindicações da categoria pela definição de um plano de carreira, o que dificulta o trânsito de animais e prejudica sobremaneira a classe produtora.
Atualmente, a GTA é emitida nas unidades locais da Iagro nos municípios. Está sendo testada em projeto piloto a emissão do documento via internet, modo como deverá ser operacionalizada a emissão da guia nos sindicatos.
A alternativa de viabilizar os procedimentos necessários ao transporte dos animais por meio do sistema sindical foi discutida pelo presidente da Famasul, Eduardo Riedel, junto ao Governo Estadual ontem.
Segundo dados da Iagro, pelo menos 900 mil animais por mês são movimentados no Estado, sendo que a maior parte, ou cerca de 40%, com a finalidade de abate.
Mas o transporte também movimenta bovínos para engorda, exposições, leilões, reprodução, esportes e serviços. A Federação estuda ainda a possibilidade de buscar na Justiça o estabelecimento da normalidade no atendimento da Iagro.