O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (Sinted) informou que irá ressarcir os servidores administrativos que tiveram um dia de trabalho descontado na folha de pagamento pelo governo estadual por participarem das mobilizações realizadas no mês passado. De acordo com a presidente da instituição, Maria Diogo, nesta semana, o Sinted deu início ao levantamento para saber quantas pessoas tiveram descontos no salário. Entretanto, ela acredita que o número não será grande. “Ao que me parece, apenas alguns administrativos da escola [estadual] Afonso Pena sofreram o desconto. Este número, acredito eu, não passará de dez pessoas”.
Ela completa dizendo: “Não que a paralisação tenha sido pequena. Muitos pararam entre os dias 8 e 15 de maio. Mas, muitas escolas não forneceram a lista com os nomes a tempo”.
Para serem ressarcidos, entretanto, a presidente do sindicato lembra que é necessário apresentar, na sede da instituição, o holerite do mês e também ser filiado ao sindicato. A média de descontos foi de R$ 30 a R$ 45 (o equivalente a um dia de trabalho), de acordo com o cargo ocupado.
FETEMS
Em nota, Roberto Magno Botareli Cesar, presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) informou que a ideia de ressarcir os participantes da mobilização surgiu durante o Conselho de Presidentes da Federação no final de maio e agora os Sinteds estão colocando em prática essa ação. “A nossa indignação com essa atitude antidemocrática e repreensiva do Governo do Estado nos mobiliza ainda mais. Já sabemos de sindicatos que estão realizando rifas e de outros que estão apenas recolhendo doações dos trabalhadores em educação nas escolas”, afirma.
Ele completa classificando a postura do governo estadual como “vergonhosa”. “O direito de lutar por valorização profissional é constitucional. A grande maioria dos administrativos da educação que participaram do protesto ganham um salário mínimo. Um dia de desconto salarial significa muito para eles […].
A mesma opinião é compartilhada pela presidente do Sinted três-lagoense. Para Maria Diogo, a atitude do governo estadual feriu a democracia. “A postura do governo foi injusta e mostra que este governo é antidemocrático e que não cumpre o que promete já que o governador havia afirmado na Assembleia Legislativa que não descontaria um dia sequer”.
O dia descontado dos administrativos refere-se à serie de mobilizações realizadas em maio contra o reajuste salarial proposto pelo governo e pela valorização profissional, principalmente da classe administrativa da educação. “Fomos lá para mostrar a força da Fetems e a nossa indignação contra a emenda proposta”, relembrou Maria Diogo.
A expectativa é de que os trabalhadores sejam ressarcidos até a próxima semana, no máximo.