Hoje e na sexta-feira, dias 18 e 19 de agosto, uma equipe da Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS estará no Fórum de Três Lagoas para um encontro do qual devem participar juízes, promotores defensores e equipes técnicas das Comarcas de Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu e Selvíria.
Desta vez, o Des. Joenildo de Sousa Chaves, coordenador da Infância e Juventude, participará da abertura, às 19 horas, e falará sobre a Nova Lei de Adoção e o papel da Coordenadoria no apoio às varas da Infância e Juventude.
Em seguida, o tema Implementação de Projetos da Infância e Juventude e breves considerações sobre acolhimentos será abordado pela juíza Rosângela Alves de Lima Favero e pela promotora Ana Cristina Carneiro Dias.
Na sexta-feira, o período da manhã será direcionado à rotina diária das Medidas de Proteção: entidades, procedimento e impasses do procedimento de acolhimento institucional, famílias acolhedoras, Projeto Padrinho, NOFE, PIA, Curso de Preparação à Adoção, Grupo de Apoio à Adoção, projetos da Comarca de Três Lagoas.
Nesta etapa as falas serão da psicóloga Rosa Pires Aquino, que atua na área de projetos da Coordenadoria da Infância; da psicóloga Denise Fátima T. do Amaral Basmage, da Vara da Infância e Juventude de Três Lagoas, cujos destaques serão para dois projetos desenvolvidos naquela comarca: Estação Cultura e Cantinho do Coração.
Também farão uso da fala a assistente social do MP de Três Lagoas, Lilian Marques Dias, além da assistente social daquela comarca, Elizangela Facirolli do Nascimento, cujo assunto será Arte nos abrigos e Projeto Identidade. O período matutino será encerrado com a juíza Katy Braun do Prado e com a psicóloga Maria Cecília da Costa, ambas de Campo Grande. Delas será a responsabilidade de falar sobre Violência contra Criança/Adolescente.
A tarde começa com “Roteiro para um diagnóstico das comarcas: construindo o conhecimento da realidade local da rede de atendimento, do sistema de garantia de direitos e do sistema de aplicação de medidas de proteção e de medidas socioeducativas”, cujas facilitadores serão a juíza Katy Braun do Prado, titular da vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande, e a psicóloga Maria Cecília da Costa, analista de ações socioeducativas, além de Marineide da Silva Pedreira.
Para encerrar, a juíza Katy Braun e a psicóloga Maria Cecília terão ainda um espaço para Adoção Nacional e Internacional, Cadastro Nacional de Adoção, o CNCA e Medidas Socioeducativas, seguida da psicóloga Marineide da Silva Pedreira., com o "PIA das Medidas Socioeducativas".
Ao final, haverá debates, deliberações e encaminhamentos dos participantes.