O crescimento econômico do município de Três Lagoas traz reflexos imediatos no trânsito. Com a população comprovadamente acima dos 100 mil habitantes, segundo dados do Censo 2010, as mudanças são necessárias em vários pontos que estão estrangulados. A área de maior preocupação para o Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran) é a central. Estacionamentos em diagonal, falta de sinalização e congestionamentos estão na pauta de discussões para as mudanças necessárias.
Para o diretor do Deptran, Milton Gomes, no próximo ano será definido a implantação do estacionamento rotativo. O mesmo adotado na área do shopping a céu aberto será estendido para o quadrilátero central. “Não dá para implantar um sistema de estacionamento na área do shopping e outro no restante do centro”, disse.
Milton Gomes explicou que não há necessidade da contratação de uma empresa para estudar a viabilidade e escolher como será a “zona azul”. Segundo ele, o estudo já existe e falta apenas definir o que será melhor para todos.
Outro problema existente no trânsito é o estacionamento em diagonal no centro de Três Lagoas. Para o diretor do Deptran o sistema foi implantado para aumentar o número de vagas, mas por outro lado causou a redução da faixa de rolamento dos veículos. “Agora, quando um veículo estacionado quer sair, ele interrompe o trânsito e deixa mais lento o fluxo”, explicou.