Veículos de Comunicação

Três Lagoas

UFMS realiza aula inaugural da turma da UMI

O curso terá duração de nove meses e carga horária de 500 h/aula

57 idosos vão participar desta 2º turma da UMI -
57 idosos vão participar desta 2º turma da UMI -

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou, na tarde de ontem, no anfiteatro do Campus I, a aula inaugural da 2ª turma do projeto da Universidade da Melhor Idade (UMI), coordenado pela professora do curso de Direto, Vanessa Cristina Lourenço Casotti Ferreira da Palma. 

A abertura da solenidade foi presidida pelo diretor da UFMS, José Antônio Menoni. Em discurso, o diretor frisou que essa segunda turma vem para solidificar este projeto. De acordo com Menoni, anteriormente à UMI, muitas pessoas viam a UFMS como uma faculdade com acesso para poucos. “Porém, o projeto Melhor Idade veio para abrir as portas da faculdade à comunidade”, disse.


Na opinião da professora Vanessa, a UMI é o resultado de um projeto que deu certo. A soma do trabalho dos professores voluntários da UFMS, a dedicação dos profissionais cedidos pela prefeitura e, sem dúvida, o interesse dos idosos é o segredo deste sucesso. Vanessa informou ainda que há espaço para parceiros voluntários para ministrar palestras, cursos de arte etc. Os interessados devem procurá-la na UFMS – Campus I. “Sei que tempo de sobra ninguém tem, mas com esforço é possível investir na formação educacional e cultural desses idosos”, pontuou Vanessa.


EXPECTATIVA
Entre os 57 alunos, com idade acima de 59 anos, da 2ª turma da UMI a expectativa em relação ao curso é positiva. Para a professora aposentada Audenôra Gomes Freire, 71 anos, a ideia de conviver com pessoas novas é estimulante. “Aqui, em contato com os colegas de sala, acredito que vou suprir a carência dos meus entes queridos que já se foram”. 


Depois de 15 anos afastada dos bancos escolares, a costureira aposentada Zaira Alves Barbosa, 76, disse que a solidão foi a grande responsável por ela se matricular na UMI. 
Já o aposentado Almir Corrêa de Menezes, 86, quer participar do projeto para levar sua experiência de vida aos colegas de sala. “A troca de experiências é enriquecedora”, disse.


CURSO
O curso terá duração de nove meses e carga horária de 500 h/aula. O conteúdo é dividido em módulos nas seguintes disciplinas teóricas: enfermagem, letras, pedagogia, matemática, administração, ciências contábeis, geografia, história e também aulas práticas em oficinas de arte, educação física, coral, teatro e dança. As aulas serão realizadas todas as quartas-feiras das 13h30 às 17h, no Campus I.