A campanha de vacinação contra a gripe suína e sazonal foi prorrogada para se encerrar no dia 20 de maio, porque a meta em Três Lagoas não foi atingida. Até ontem (13), dia previsto para o encerramento da campanha, apenas 7.253, equivalente a 51,2% da meta haviam sido imunizadas.
A meta da Secretaria de Saúde do município é vacinar 14.174 pessoas, incluído crianças com idades de seis meses e dois anos incompletos, idosos com idades acima de 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Humberta Correia Silva Azambuja, o menor grupo imunizado foi o das gestantes (35%). Em contra partida, 50.8% das crianças e 48% dos idosos já foram vacinados. O único grupo que foi 100% imunizado foi o dos trabalhadores da saúde.
Humberta Azambuja considera preocupante a baixa procura por parte das gestantes, porque somente 484 foram até as unidades de saúde ser vacinadas.
A coordenadora destacou que as grávidas temem a vacinação, por ser a primeira vez que o grupo faz parte da campanha. “Apesar do receio, é importante que elas sejam vacinadas, porque o bebê, também, fica protegido, já que a mãe garante anticorpos por meio da placenta”, explicou Humberta Azambuja.
As vacinas continuarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e é gratuita.