A Secretaria Municipal de Saúde informou que vacinas contra a Meningite estão disponíveis novamente nas Unidades de Saúde. Toda criança com idade inferior a dois anos deve tomar a dose da vacina. De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja a vacina só não estará disponível ainda nas unidades do bairro Paranapungá e São Carlos.
A vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenir a doença menigocócica causada pela bactéria Neisseria Meningitidis do sorogrupo C. A bactéria pode ser a causa de infecções graves, até fatais, como a meningite e a sepse. A partir dos três meses de idade a criança deve tomar duas doses num intervalo de dois meses. O reforço deve ocorrer preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. O mesmo serve para as crianças que tiverem entre 10 a 11 meses, o indicado é que seja aplicado duas doses com o intervalo também de dois meses, porém o reforço já não é necessário a partir da segunda dose. Já as crianças que tiverem de 12 a 24 meses, é indicado uma única dose, sem necessidade de reforço.
BACTÉRIA
O vírus Meningococo do Sorogrupo C é causador da doença Meningocócica que atualmente é um grande problema de saúde pública. De acordo com pesquisas, há ocorrência de cerca de 500 mil casos no mundo e em média 50 mil óbitos em função da doença. É uma doença de evolução rápida e sua letalidade varia de 7 a 10%. As meningites têm distribuição mundial e sua expressão epidemiológica depende de fatores como o agente infeccioso, existência de aglomerados populacionais e características socioeconômicas e climáticas.